Portal do Governo Brasileiro

Centro de Jogos de Guerra

Sobre o Centro de Jogos de Guerra

Inaugurado em 09 de março de 2004, o Centro de Jogos de Guerra dispõe de 16 salas de jogo independentes, configuradas para 12 jogadores cada; um auditório com 180 lugares com divisória acústica, que possibilita a condução de "briefing" para dois partidos distintos, simultaneamente; uma sala de "briefing" para 20 lugares, que permite a visualização da situação tática sob a ótica dos partidos oponentes e uma sala para o Grupo de Controle.

O projeto foi balizado pelos conceitos de flexibilidade e de modularidade dos compartimentos.

Os Recursos Humanos e a estrutura física do CJG visam atender prioritariamente a Jogos do tipo sistêmicos ou seminários aos cursos oferecidos na EGN e Jogos internacionais. Ressalta-se que é possível atender demandas de outros órgãos da Marinha e também órgãos extra-Marinha, governamentais ou não.

O Sistema Simulador de Guerra Naval (SSGN), utilizado para a condução de jogos sistêmicos, foi desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) em parceria com a EGN e incorpora tecnologia de vanguarda, adequando as necessidades da Marinha, tanto para jogos analíticos quanto didáticos.